O Circuito

O Circuito Explorer foi criado com o intuito de consolidar as Corridas de Aventura na Bahia, onde pode-se notar um crescente interesse em atividades relacionadas ao meio ambiente e saúde, principalmente nos últimos anos, onde o esporte ganhou força mundial como um excelente meio para alcançar a tão sonhada qualidade de vida.

Em 2010 é formado por duas provas de aventura de curta distância, que são planejadas com o objetivo de atrair novos praticantes e fortalecer as equipes que já disputam o Campeonato Baiano de Corrida de Aventura (CBCA) regularmente. Entre os participantes estão atletas amadores e profissionais de corrida de rua, corridas de aventura, triathlon, natação, multisport e interessados em esportes de ação e ecoturismo, uma mistura gostosa que deixa o evento com um toque de estreia e outro de prova profissional simultaneamente.

Cada prova é desenvolvida cuidadosamente para que os atletas mais experientes possam testar suas habilidades em uma excitante corrida contra o tempo, e os iniciantes experimentar uma forma divertida e desafiadora de desenvolver o corpo, o raciocínio lógico e o espírito de grupo em um ambiente de grande harmonia com a natureza. Além disso, o percurso nos permite montar um roteiro explorando todos os atrativos naturais, culturais e históricos da região, fazendo a promoção turística através do esporte.

O circuito serve também de treino e termômetro para veteranos e novatos, já que as etapas vão anteceder provas do CBCA. Teremos também, sempre nas semanas que antecedem os eventos, oficinas das modalidades, onde atletas profissionais e especialistas na área treinam junto com os novatos e compartilham seus conhecimentos nas modalidades envolvidas, dentre elas: mountain bike, trekking, canoagem, orientação e técnicas verticais.

Formato
As disputas serão em duplas, com percursos de aproximadamente 30 km.

Categorias
Dupla masculina e dupla mista/feminina

Modalidades
As provas do Circuito Explorer podem ter as modalidades: trekking, orientação, mountain bike, travessia de rio, canoagem e técnicas verticais. A depender da região onde for realizada, poderão ainda ser incluídas modalidades diferentes que tenham as características do local, como: costeira, rafting, bóia cross, surf-swimming, arvorismo, bike & run, tirolesa e outras atividades.

Etapas
1ª etapa – 28 de março – Santo Amaro – 30 km;
2ª etapa – 28 de novembro – Sauípe – 30km

Ranking do Circuito Explorer e Premiação
Nossas disputas terão pontuação individual para que seja formado um ranking próprio e, ao final do ano, possam ser conhecidos os campeões do Circuito Explorer. Ao final do circuito serão oferecidos prêmios aos campeões.

O que é Corrida de Aventura?
A corrida de aventura é um esporte praticado em equipes, com disputas em quartetos (com no mínimo uma atleta feminina) ou duplas, em que o objetivo é concluir o percurso no menor tempo possível. Para isso a equipe deve passar nos postos de controle (pc’s) ao longo do percurso, que estão simbolizados no mapa fornecido pela organização. Para saber chegar nesses pontos é necessário ter conhecimento de técnicas de navegação com bússolas, já que equipamentos como GPS são proibidos. Ao longo da prova a equipe também encontrará áreas de transição (at’s) em que mudarão de modalidade.

Cada prova possui suas modalidades, a depender das características da região, mas as mais comuns são: trekking, orientação com bússola e mapa, mountain bike, canoagem, natação e técnicas verticais. A depender das características culturais e naturais do local onde a competição é realizada, é possível incluir rafting, bóia cross, surf-swimming, arvorismo, bike & run, tirolesa e outras atividades.

Qualquer pessoa pode participar?
Não é preciso ser um super atleta, basta ter espírito de aventura, disposição, desejo de conhecer novos lugares e amor pela natureza para fazer parte de um de nossos eventos.

Junte-se a nós!

Equipe Explorer

Anúncios

5 responses

24 07 2010
Luzivaldo Reis Lopes

Olá, já pratico alguns esportes como corrida, crossfit e trekking, mas não tenho experiência em técnicas verticais. Mesmo assim posso participar dos eventos que vocês organizam? Vocês disponibilizam cursos, treinamentos para aprendermos essas técnicas?

Abraços,
Luzivaldo Reis Lopes

12 11 2010
circuitoexplorer

Luzivaldo,
Você pode sim participar dos nossos eventos!!!
Dia 28/11/10 estamos organizando o 2ª etapa do Circuito Explorer 2010. Para este evento a Federação Baiana estará fazendo algumas oficinas para o pessoal novato, dê uma olhada na programação no site ww.fbca.com.br
Espero você na largada!!
abraço

18 11 2010
Carlos Eduardo Linhares

Para participar da programação do evento e das oficinas oferecidas pela FBCA é preciso fazer a inscrição, ou apenas estar no local na hora marcada??? Obrigado. Mais uma duvida. Os equipamentos como, kaiaki, equipamentos de rapel, são proprios ou oferecidos pela organização???

18 11 2010
circuitoexplorer

Olá Carlos,

Para participar das oficinas promovidas pela FBCA é necessário baixar a ficha de inscrição no site do http://www.fbca.com.br. Já as atividades que vão ocorrer em paralelo com a Etapa do Circuito Explorer é necessário que você demosntre o seu interesse enviando um email para nós, pois algumas atividades são condicionadas à formação de um grupo mínimo. O email é circuitoexplorer@yahoo.com.br.
Os equipamentos de vertical e caiaques serão cedidos pela organização. Espero ter tirados suas dúvidas.

Te vejo na linha de largada!

Paulo
Equipe Explorer

26 01 2011
Carlos Eduardo Linhares

Fala Paulo. E ai, feliz ano novo.
Já está pronto o calendario de 2011?
Um abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: